Para se formar um time de futebol de várzea não é fácil.Todos sabemos . Porém, alguns times estão imbuído de algo peculiar: manter viva as raízes culturais. O Paiaiá FC é um deles.
É normal e histórico a migração de cidadãos em busca de algo melhor para sua vida e consequentemente para sua família. E, assim é a história da maioria dos jogadores que compõem o PAIAIÁ FUTEBOL CLUBE,SP.
De pé: Sílvio,Itaécio,Zé Nilton, Rodrigo, Painho, Zé Elson, Jojó, Lio Bala, Gabriel, Fabrício, (Moacir e Messias);
Agachados: Uilton, Márcio, Maurílio, Caíque, Amarelo, Regis, Binho e Neto. (ausente na foto William).
Time formado em sua esmagadora maioria por jogadores do povoado do Paiaiá, Ba, no sertão baiano.
Jogadores paiaiaenses do Paiaiá Fc: 1-Carlos Sílvio,2- Rui Prado,3- Uilton Prado, 4-Gabriel Prado, 5-Itaécio Prado, 6-Neto Prado,7- Joilson Prado, 8-Pedro Prado,9-Binho,10- Zé Elson, 11-Márcio , 12-Edmilson,13- Lio Bala, 14- Gê, 15- Zé Nilton (Nova Soure), 16-Adagilson (Ribeira do Pombal).
Também já tiveram uma passagem rápida os jogadores Tracísio e Joaquim Reis que são do Paiaiá.
E contamos com as ilustres participações (efetivas) de excelentes jogadores e grandes seres humanos , amigos nosso aqui de São Paulo ,para completar o time e que vem nos ajudando de forma significativa : Amarelo, Régis, Fabrício, Caique, Tunico, Eliel , William e Rodrigo ( esses dois últimos ex-profissionais).
Nós , jogadores nascidos no Paiaiá ,tínhamos uma base que atuávamos em outros times ,como : Gatusa, Racionais, Tricolor e por último o Benfica. Todos os domingos estávamos prontos, um grupo de 6 ou 7 jogadores em defesa desses time e fazendo novas amizades. Os jogos do Paiaiá eram marcados esporadicamente durante o ano . De 2011 até oficializar o Paiaiá em 2015, tivemos um número de jogos significativos .Mas sem muita organização.Nesses jogos sempre surgia a conversa(informal) de formar o time do Paiaiá. Mas sempre relutávamos na hora de “quem vai assumir a frente”.
Com o time ficaria a certeza de reunir amigos de infância (no Paiaiá) para um entretenimento regrado a histórias e estórias do nosso querido povoado de São José do Paiaiá. Dos tempos em que nos reuníamos para sair pra jogar futebol em vários lugares , campo de terra, na Bahia. Um pequeno povoado de cerca de 600 moradores , lugar bucólico que ganhou notoriedade nacional graças a maior Biblioteca Comunitária do Mundo. Criada pelo professor Geraldo Prado , cidadão paiaiaense a biblioteca é um orgulho para todos nós. Orgulho esse, que no escudo criado para o time em 2015 foram colocados dois livros representando a biblioteca.
Eu, Carlos Sílvio, goleiro do time, depois de tantos jogos esporádicos que vínhamos fazendo desde 2011 e presenciar tanta falta de organização onde jogava , conversei com Uilton, Zé Elson, Rui e Itaécio e decidi inscrever na Liga de Santo Amaro o PAIAIÁ FUTEBOL CLUBE no dia 01/03/15. A partir dessa data tudo é anotado e registrado de forma organizada e eficiente. As vitórias ,os troféus , os jogos e os gols ( vejam em “histórico”).
O Paiaiá se tornou uma atração por onde passamos , tanto dentro de campo como a postura de nossos jogadores fora de campo. Sempre recebemos elogios e convite para voltarmos.
O PAIAIÁ NA MÍDIA:
Não foi diferente quando entrei em contato com o jornalista e pesquisador do VárzeaPédia , do jornal Metrô News e da rádio Jóvem Pan , Diego Viñas. O jornalista demonstrou interesse em fazer uma matéria sobre o Paiaiá FC. ” Mas vocês vieram juntos para São Paulo?”, perguntava, Diego Viñas. E para alegria e orgulho de todos nós , numa terça feira, 18/09/15, com o título “O Tesouro do Sertão”, estava lá o Paiaiá FC,circulando na maior capital do Brasil, no maior jornal de circulação gratuita de São Paulo. Que orgulho!
E foi o mesmo jornalista Diego Viñas que me apresentou ao jornalista Cléber Cunha do blog O Mundo da Várzea, para contar a história do nosso time no seu programa Conectados na Várzea da Rádio web Conectados.
Devemos isso a esses dois caras que fazem um trabalho primoroso pela nossa várzea.
Também tivemos a honra de ouvir o nome do Paiaiá FC na rádio Band News Fm, na voz de um dos maiores jornalista do Brasil, Ricardo Boechat.”Um time formados por oriundos de um pequeno povoado” , dizia Boechat.
Estamos construindo uma grande história na maior cidade do país através do esporte que é uma paixão : o futebol de várzea.
Projeto social:
Além de promover jogos de futebol o Paiaiá Fc começou a campanha “Natal:Semeando lembranças” que visa arrecadar brinquedos e encaminhados para o Paiaiá e assim presentear as crianças do nosso querido povoado. Depois do sucesso da campanha em 2015 , continuaremos e aperfeiçoaremos para a próxima campanha. Participem.
Objetivo:
Jogar futebol, claro.Mas também tornar o Paiaiá FC, SP, uma alternativa para os bate papos entre pessoas que prezam por suas origens , pessoas que deixaram seus familiares , seus amigos em busca de algo melhor.
PAIAIÁ FUTEBOL CLUBE
MAIS QUE UM TIME !