História da Copa

Primeira Copa!

Copa do Mundo FIFA de 1930 (Campeonato Mundial de Futebol de 1930, em português europeu) foi a primeira edição deste evento esportivo, que passou a ser organizado quadrienalmente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A competição foi disputada no Uruguai, entre 13 e 30 de julho. A FIFA selecionou o Uruguai como país sede, já que o mesmo estava comemorando o centenário de sua primeira constituição, além da conquista da medalha de ouro pela Seleção Uruguaia de Futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Todas as partidas foram disputadas na capital uruguaia Montevidéu, nos estádios Centenário, Gran Parque Central e Pocitos.

Treze equipes, sendo sete da América do Sul, quatro da Europa e duas da América do Norte, participaram do torneio. Poucas equipes europeias participaram devido à dificuldade de viajar para a América do Sul. Os times foram divididos em quatro grupos, onde o primeiro colocado de cada grupo classificou-se para as semifinais. As duas primeiras partidas ocorreram simultaneamente, terminando com a vitória da França, que derrotou o México por 4–1, e dos Estados Unidos, que derrotou a Bélgica por 3–0. Lucien Laurent da França marcou o primeiro gol na história da competição.

Argentina, Estados Unidos, Iugoslávia e Uruguai classificaram-se para as semifinais. Na final, o Uruguai derrotou a Argentina pelo placar de 4-2 e se tornou a primeira equipe a vencer a Copa do Mundo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *