Todos por todos!

O esquema tático 4-2-4 foi criado pela Hungria na década de 40. Em 1962, o Brasil também atuou com este esquema e o Bota Fogo de Carlos Alberto Torres também viria a jogar com esse esquema.

A nova história do 4-2-4 se veio, quando o Palmeiras ou a chamada “academia” , conseguiu com este esquema muitos títulos e encher os olhos de quem via aquele excelente time jogar. Com Leão(goleiro),e a linha dos quatro zagueiros formada por;Luis Pereira,Alfredo, Zeca, Eurico,e os meias Dudu jogando mais recuado e Ademir da Guia jogando mais avançado formava um meio de campo sensacional, e o ataque formado por Leivinha, Edu, Cézar e Nei, formava este então time histórico que foi chamado de “academia” não só por usar na sua tática do 4-2-4, mais sim por ser um time que tocava muito bem a bola, como o famoso tiki-taka do Barcelona de hoje ou o Paiaiá FC de hoje, 04/03/18 contra o forte time do UACA.

Ir ao CDC Ferradura é muito bom, a começar pela recepção do time da casa; as condições e dimensões do campo favorece aos dois times pela técnica e postura em campo.

Hoje foi o quarto confronto entre as equipes do Paiaiá Futebol Clube e o UACA ( União de Amigos da Cidade Ademar). Em 2015 perdemos por 2 x 1 e na segunda partida por 3 x 2; em 2016 empatamos em 3 x 3.

O confronto de hoje merece um capítulo a parte.

Dizer que o futebol é um jogo coletivo é o óbvio. Mesmo que tenha um jogador que se  destaque, uma vitória como a de hoje é, de certa forma, mais prazerosa.

Entramos coma tradicional linha de 4 zagueiros ( Gabirel, Zé Elson, Rui e Thiago); Protegendo a defesa estavam Neto e Guduga; Auxiliando os dois atacantes (Binho e Tunico) tínhamos a boa e eficiente movimentação de Uilton e a qualidade técnica de Rodrigo.

Colocar o Paiaiá para jogar em campo bom e grande, contra time bom, é sinal de jogaço.

Esse jogo será lembrado como o jogo em que o coletivo, a postura funcionou.

Dominamos o primeiro com um toque de bola que, todos que assistiam ao jogo, não perdia um só lance. Diferente de outros jogos não perdemos chances de gols no início do jogo. Afinal, perder gol contra time bom é suicídio.

Binho aproveitou muito bem um lançamento pelo lado direito da área na saída do goleiro, colocou por cima, com calma, para fazer 1 x 0.

Se o time do Paiaiá já se mantinha tranquilo, fazendo a bola girar de um lado para o outro com o placar em 0 x 0, com a vantagem no placar a tendência era que o time criasse chances de gols. Não deu outra: Gabriel recebeu e chutou cruzado para contar com a colaboração do goleiro. Paiaiá 2 x 0 UACA.

As jogadas de ataque era neutralizadas pelo bom posicionamento do nosso meio campo. Com isso, a defesa se comportava de forma perfeita, tanto nos desarmes como na marcação homem a homem.

Ir para o intervalo com 2 x 0 no placar, não é jogo ganho. Mas é, sem dúvida, uma tranquilidade a mais quando está jogando contra um time perigoso.

Voltamos para a segunda etapa com Itaécio no lugar de Neto e Jojó no lugar de Thiago.

Vale ressaltar que foram raríssimas vezes que o time conseguiu manter a mesma postura tática e técnica em dois tempo de um jogo. Principalmente quando está ganhando . Afinal, é natural que o time em desvantagem tente o gol a qualquer custo. Porém, essas tentativas foram anuladas por uma defesa impenetrável.

É muito comum ouvir comentários como “atacante vive de gol”. Binho, depois de receber uma bela bola de Rodrigo, usou sua velocidade característica, tirou do goleiro, do zagueiro e, com o gol aberto, fez Paiaiá 3 x 0 UACA.

Seu momento é tão bom que ele tem feito diversos gols, foram 11 gols em 4 jogos nessa temporada e chegou a 99 gols coma camisa do Paiaiá FC.

Enquanto isso, Tunico, seu companheiro de ataque ainda não balançou as redes em 2018.

Mesmo fazendo mais 2 gols no jogo de hoje, temos que ressaltar a forma coletiva com que o time construiu a vitória (maiúscula) de hoje.

Com o modelo bem definido, nesta altura do jogo, tudo levava a crer que não haveria possibilidades de sairmos de campo sem um resultado que não fosse a vitória.

O Paiaiá de hoje lembrou os jogos que, independente do resultado final, encantamos a quem nos assistia.

O Paiaiá de hoje venceu em nome de um conjunto de bons jogadores que entraram em campo para, primeiro, fazer o melhor de forma bonita e o resultado final seria uma consequência.

A dedicação de todos os jogadores em campo e a satisfação de, ao final do jogo, comemorarmos uma vitória como a foi, é gratificante. Também é gratificante sair cedo para jogar futebol com esse grupo.

Temos saúde, disposição e sabemos jogar futebol e respeitar o adversário. Sendo assim, vamos fazer o que gostamos da melhor maneira possível. 

Parabéns a todos pela participação e construção de mais um capítulo na rica história do projeto Paiaiá FC.

O nosso mais sincero agradecimento ao time do UACA e ao Carlos Alberto pela excelente recepção. Parabéns pelo excelente time. A qualidade do time e postura dentro de campo. A qualidade de vocês só engrandece mais ainda nossa vitória. Obrigado.

PAAIAIÁ FUTEBOL CLUBE, MAIS QUE UM TIME!

 

 

 

5 comments

  1. A qualidade do adversário engrandece e muito nossa Vitória, com V maiúsculo mesmo. Hoje o que temos que ressaltar mesmo foi a postura da equipe dentro e fora de campo; até ficamos um pouco no “campo” após o jogo.
    Bom mesmo num jogo como esse, para quem joga no setor defensivo é não sofrer gol e conseguimos. PARABÉNS galera pela partida feita hoje. ✌???

  2. Uma partida pra gente lembrar por muito tempo.Rarissimas vezesq o paiaia f.c teve um equilíbrio em todos os setores do campo.Um dia q vimos o passe de Uilton para o primeiro gol de Binho, a infiada de Cabeça pra Binho mesmo precionado e os lancamentos de Rodrigo sempre deixando os atacantes em condições de marcar.Sem esquecer o golaço de Gabriel

  3. Parabéns ao time, partida muita boa com uma atuação muito equilibrada dos setores do time. Hoje no futebol cada vez mais um sistema fluido dentro de campo ajuda a obter a vitória. Nosso time vence tantos jogos por ser um time que defende bem com todos participando e também.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *