À nossa bandeira

No Brasil, a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, pois normalmente acompanhadas ao canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. Esse decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório.23659237_1321728957973789_3653956645500278658_n

“Paiaiá: um lema, uma paixão, uma história”. Essa foi dita pelo maior torcedor do Paiaiá FC, Tonho do Paiaiá. Mas o Paiaiá FC também é, e leva consigo uma bandeira.

A bandeira do comprometimento com sua história futebolística, sua honradez para com o adversário, seja fora ou entro de campo, na preservação de sua rica caminhada na várzea paulistana, como em suas raízes paiaiaenses.

Na várzea há há algumas dificuldades que uma hora ou outra irá acontecer. Que é fato de irmos para o jogo sem o números suficientes de jogadores. Seja por motivo de contusões de alguns atletas, trabalho e outros compromissos.

Para o jogo de hoje o Paiaiá contava com apenas 9 jogadores de seu elenco. Para um jogo contra a forte equipe, até então desconhecida, Novatos FC. Time formados por jogadores da cidade de Antas – Bahia.

Mesmo com nove jogadores o Paiaiá honra com seus compromissos, honra sua bandeira: comparecer ao campo de jogo.

Conseguimos um lateral direito e um atacante que estava nas proximidades do campo e sem jogo do seu time. Jair e Melo nos ajudaram e muito, inclusive, Melo que fez um golaço e falarei mais desse lance mais para frente.

Escalação do Paiaiá FC: 1 Sílvio, 2 Jair, 3 Zé Elson, 4 Gabriel, 6 Thiago; 5 Jojó, 8 Neto, 7 Uilton, 10 Fabrício; 11 Binho, 9 Melo.23754748_1662252460487470_3452913887485259030_n

De  um primeiro tempo em que terminou, injustamente, em zero a zero, com exceção de um único lance em que erramos e o adversário chutou para a tranquila defesa de Sílvio, o Paiaiá foi soberano tanto em chances de gols criadas, como em domínio técnico e defensivo.

O jogo não se tornou assim em função de alguma suposta fragilidade da equipe adversária. Vale ressaltar aqui a qualidade técnica e postura leal dentro de campo do Novatos FC.

Tivemos três grandes grandes chances de gols. Uma delas, não aproveitado pelo jogador/colaborador Melo, depois de receber uma bola enfiada por Fabrício, rasteira, na diagonal, atravessando a intermediária do nosso ataque.

Outro grande problema na várzea, que não vejo solução, é a arbitragem . Como o Paiaiá FC só joga fora, iremos enfrentar esse outro adversário.

Voltamos para segundo tempo com o mesmo time, claro e, outro árbitro (um cidadão que faz parte do time da casa), que esperávamos ser menos pior.

Com Binho e Fabrício em campo, dada suas qualidades técnica , física e velocidade é natural que o adversário tente pará-los. Missão difícil.

Houve uma mudança fundamental no segundo tempo que o foi o posicionamento da equipe. Jogar mais adiantado, pressionando as saídas de bola, que só conseguia para nossos jogadores com falta. 23031504_1647154091997307_7092283067820941241_n

Em bela jogada de antecipação, Fabrício ganhou do adversário, dominou e chutou, de fora da área, na gaveta, para deixar o bom goleiro adversário que já passou pelo time do Audax, só olhando e fazer o que no futebol chamamos de gol de placa. E que golaço!!!

Com 1 x 0 no placar o Paiaiá FC manteve sua postura. Não recuamos e o volume de jogo era o mesmo . Marcação na saída de bola e muita determinação dos atletas.

Com esse volume de jogo, várias tentativas de chutes ao gol ficava cada vez mais evidente confiança do time. E quando há confiança o resultado foi Paiaiá 2 x 0 Novatos. Esse segundo gol, novamente um golaço, no ângulo marcado Melo (jogador/colaborador).

2 a 0 é uma boa vantagem . Não garantia de vitória, mas quando um time está bem em campo com essa vantagem no placar, na várzea só um fator pode alterar : o juiz (de casa) do jogo.zucker

Bola levantada em direção a área, zagueiro e atacante sobem em disputa da bola, o atacante cai do lado de dentro da linha da grande área e o juiz marca penalidade máxima.  Paiaiá 2 x 1 Novatos.

O próprio atacante ao final do jogo admitiu que estava fora da área.

Esse gol colocou o adversário de vez no jogo, enquanto o nosso time se desconcentrou. Desconcentrado tomou o segundo de empate dois minutos depois, numa falha que começa na lateral esquerda e em um erro de posicionamento, erro esse impossível de não acontecer em jogo, tomamos o gol de empate.

O receio era de outra bola duvidosa e o juiz complicar de vez o jogo.

Com o resultado final em 2 x 2 o Paiaiá FC completou 19 jogos sem perder. Devemos comemorar o empate, ressaltando a qualidade da equipe adversária, mesmo sabendo que poderíamos ter saído com a vitória.

Superamos as dificuldades pré jogo e consciente que o árbitro será sempre mais um adversário para quem só joga fora de casa. Não queremos aqui que nenhum árbitro ajude o Paiaiá FC. Queremos que sejam corretos e que se aplique o mesmo critério. Erros sempre irão acontecer, mas que sejam erros e não lances tendenciosos.FB_IMG_1456194347886

Sabemos que a cada jogo enfrentamos o time adversário e o árbitro.

Por isso comemoramos muito esses 19 jogos sem derrotas.

Parabéns aos 9 jogadores que compareceram no jogo de hoje. Vocês foram f…

Obrigado ao Jair e ao Melo que nos ajudou muito.

PAIAIÁ FUTEBOL CLUBE, MAIS QUE UM TIME. UMA BANDEIRA!

 

 

One comment

  1. É isso aí. A palavra de hoje é superação. Durante o jogo senti, em alguns momentos, que o time estava contente com o resultado ou desconcertados. Chamei atenção algumas vezes e pareceu surtir efeitos positivos e inclusive foi nesse momento que conseguimos fazer os dois gols.
    Só quem está presente nos jogos é que pode acreditar em algumas coisas “criadas” pelos juízes “donos” de suas verdades. Mas não lamentemos esse posicionamento, temos que nos concentrar no que produzimos em cada partida, isso sim deve ser comentado. Estamos, mais uma vez de PARABÉNS, não pelo placar e sim pela apresentação da equipe.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *