Dois pra lá, dois pra cá e uma goleada

O até  então desconhecido e forte timo do Amarelinho aproveitou duas falhas de nossa defesa e fez 2 x 0 logo no início do primeiro tempo. O terceiro gol do Amarelinho foi uma consequência em  função da necessidade de tentar diminuir o placar. Fomos “engolidos” pelo time do Amarelinho.

Calma. Isso foi em 27 de março de 2016. Ao final do jogo o zagueiro do Paiaiá FC foi enfático: ” esse é time que precisamos voltar “.

O local do jogo é um lugar histórico da capital paulista: Centro Olímpico do Ibirapuera. 11542019_918608418185215_47492269219903090_n

Clima agradável para a prática de qualquer esporte e o time do Paiaiá estava preparado e escalado: 1 Sílvio, 2 Uilton, 3 Zé Elson, 4 Gabriel, 6 Thiago; 5 Neto, 8 Álvaro, 7 Rodrigo, 10 Binho; 11 Tunico, 9 Flávio.

Essa formação permite que o time do Paiaiá se torne uma equipe muito ofensiva quando a bola rola. Explico: Binho é atacante, rápido, habilidoso, tem muita força física  e atuando no meio lhe permite que se aproxime dos dois atacantes e do  gol adversário com muita facilidade.

Início de jogo, Flávio recebe a bola, invade a área e faz um golaço; Binho recebe lançamento pela direita, o goleiro sai do gol e Binho, quase sem ângulo faz o segundo gol do Paiaiá.

Isso foi tudo nos primeiros cinco minutos de jogo. Duas chances concluídas em gols com sucesso.

Para mim o que aconteceu a parti daí foi tudo consequência (positiva) desses dois gols. O time do Amarelinho foi forçado a buscar o gol de todo jeito. E conseguiu depois de um vacilo nossa defesa. 20120855_1372688679504644_2108707410_n

Mas não demorou para Binho fazer o seu gol segundo gol e o terceiro gol do Paiaiá. Com 3 x 1 no placar começou um certo burburinho entre os jogadores do adversário.

Campo grande favorece ao bom toque de bola para um time que sabe fazer isso muito bem. Como é o caso do Paiaiá FC.  Ao mesmo tempo, quando se tem em campo jogadores rápidos como Tunico e Binho tene a deixar o jogo mais acelerado.

Assim como no jogo em que perdemos por 3 x 0, hoje também cometemos duas falhas que resultou nos  dois gols do Amarelinho ainda no primeiro tempo.

Fomos para o intervalo com um jogo de 3 x 2, vantagem mínima, mas a certeza que fizemos um bom primeiro tempo que nos dava muita confiança para a volta da etapa derradeira.

Itaécio entrou no lugar de Flávio e vale ressaltar a boa partida de Flávio. Um gol, um passe e um posicionamento perfeito que favoreceu a aproximação de Binho.

Com Itaécio no jogo a tendência era que o time ganhasse mais qualidade no meio de campo. O que se confirmou logo em seguida. Para coroar a boa partida dele, faltou um gol que ficou no quase…

A defesa do Amarelinho não sabia o que fazer para acompanhar Binho. Chegavam três jogadores em suas marcação e só conseguiam pará-lo na falta.

O mesmo Binho se encarregou de fazer o seu terceiro gol no jogo e mais um   hattrick ( quando um mesmo jogador marca três gols numa mesma partida).img3

A dupla de volantes, Neto e Álvaro, fizeram hoje a melhor partida jogando juntos. Me refiro a posicionamento. Erro mais cometido nos últimos jogos. Mas Neto ainda cometeu alguns erros em algumas bolas que era necessário chutar forte. Há situações que é preciso chutar a bola para o “mato” do que “entregar” para o adversário.

Com exceção das duas falhas na primeira etapa a nossa defesa foi perfeita em todos os lances da etapa final. Tanto na marcação como nas saídas de bola em que saio jogando.

Com entrada de Pedro no lugar de Rodrigo o Paiaiá Futebol Clube ganhou em marcação e em controle de bola.

Binho teve a chance de fazer seu quarto gol no jogo quando de frente para o goleiro chutou em cima e no rebote Tunico fez Paiaiá 5 x 2.

O sexto gol saiu, também, depois de Binho perder mais uma chance e Rodrigo aproveitar o rebote do goleiro.12920909_468144500050748_1712176749_n

Sim, o time do Amarelinho mudou alguns jogadores em relação ao jogo em que venceu o Paiaiá por 3 x 0. O que é absolutamente normal em se tratando de mais de um ano.

Sim, o Paiaiá também mudou algumas peças.

Acho que em se tratando de duas grandes equipes o placar ficou elástico demais. Talvez, nem no jogo em que perdemos por 3 x 0 era pra ter acontecido  essa goleada como no jogo de hoje.

Em um jogo em que um jogador faz 3 gols, seria justo escolhê-lo como melhor em campo. Mas no jogo de hoje não acredito que houve “um jogador melhor em campo”. Houve uma equipe bem postada e disposta a vencer um time que sabe jogar muito bem e aproveita o fato de estar acostumado com o campo grande.

Seria injusto escolher um jogador como melhor em campo, depois de atuações  de jogadores como Zé Elson, Uilton, Flávio e cia.

Portanto, aqui vai os parabéns a todos os jogadores que de forma brilhante construíram uma goleada fantástica de digna de comemoração.

13442137_1165548873497150_3627895402660332501_n O nosso abraço especial hoje vai para um dos maiores lutadores pela manutenção dos campos de várzea. O jornalista Diego Viñas. Não jogou futebol e alguém pode perguntar: por que que ele “briga” tanto pelos campo de várzea?

A resposta é seria fácil de entender se todos nós fizéssemos nossa parte como cidadão: termos responsabilidade social. Afinal, responsabilidade social é: assumir o dever de melhorarmos uma comunidade ou cidade em que vivemos. E isso, Diego Viñas faz de coração e alma.

Parabéns, mestre Diego Viñas.

 

Essa é para comemorarmos.  Parabéns a todos.

Aqui é Paiaiá p…

PAIAIÁ FUTEBOL CLUBE, MAIS QUE UM TIME !

 

 

 

2 comments

  1. Bom texto. Esclarecedor e caricato (mostrou a face do PFC), admitindo erros e valorizando os acertos.
    Nada melhor que conhecer sua própria equipe e sua capacidade de agir e suportar situações adversas. Isso fizera com que o articulista discorresse com maestria a fotografia do jogo.
    Ao mestre Diego Viñas minha admiração e respeito. Há, no entanto e da minha parte, um certo receio de que o futebol venha a perdê-lo para a música, na posição firme de “batera” rsrsrsrs

    1. Mestre, Tonho do Paiaiá, também tenho receio que Diego Viñas seja arrebatado pela música. Tendo em vista o seu talento inicial com as baquetas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *