Vencendo e convencendo

Conhecido como o Dia da Independência, 7 de Setembro é um feriado marcado por eventos como desfiles cívico-militares por todo o País, aos quais milhares de pessoas comparecem.

Feriado também é uma data para o Paiaiá Futebol Clube ir ao seu dever cívico ( sem querer fazer aqui nenhuma comparação patriótica ou histórica).21432934_1596701870375863_7199164248918826343_n

O Dia 7 de setembro de 1822 foi muito importante na História do Brasil, pois foi nesta data que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal.

Neste 7 de setembro de 2017 foi o dia que o Paiaiá Futebol Clube fez mais um grande jogo ( e que jogo, amigo), contra a forte e jovem equipe Turma Águia Negra da Vila da Paz.

Contexto Histórico

Dom Pedro vinha sofrendo forte pressão das cortes portuguesas para retornar para Portugal. A metrópole percebia que estava perdendo, aos poucos, o controle político do Brasil.

O Paiaiá FC sofreu ao ficar 5 jogos sem vencer. Isso fazia com que os jogadores perdessem a confiança para e assim, mesmo que não vencesse,apresentasse um bom futebol.

Entramos em campo com: 1 Sílvio, 2 Alex, 3 Zé Elson, 4 Rui, 6 Thiago; 5 Marcos, 8 Guduga, 7 Regis, 10 Fabrício; 11 Allan, 9 Binho.21371222_1596702143709169_6201077183156342147_n

As cortes portuguesas demonstravam forte interesse em recolonizar o Brasil, eliminando focos de resistência. A presença de Dom Pedro no Brasil atrapalhava estes interesses portugueses, porém o príncipe regente também sofria pressões da elite brasileira que estava ávida pela independência do país.

A tática do Paiaiá FC era se postar com uma marcação atrás da linha da bola, fazendo com que o adversário, até então desconhecido, mostrasse sua proposta de jogo. Porém, sua proposta foi sendo anulada quando perceberam que os “velhos” jogadores do Paiaiá atrapalhariam qualquer atitude da garotada.

Mas essa garotada, abusada, fez 1 x 0 depois de uma falha no nosso meio campo. A parti desse gol o que se viu foi praticamente um jogo de uma time só.

Quando um time está em campo com jogadores como Binho, Regis e Fabrício, não podemos esperar outro resultado que não seja uma vitória.

O resultado de 1 x 0 para o time adversário não foi aceito por nossos jogadores no intervalo do jogo. Afinal, foi um massacre no primeiro tempo: várias chances de gols, bola na trave e uma pressão só…

Na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após retornar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nesta carta, as corte portuguesas exigiam obediência às ordens portuguesas e seu retornou imediato a Portugal. 2014-09-07-independencia

Na volta do segundo tempo via-se o time imbuído, concentrado em buscar a vitória. E foi nos primeiros minutos da etapa derradeira que Binho chutou de fora da área, rasteiro e o goleiro aceitou. Este gol foi o que precisava para o Paiaiá FC não ficar com uma desvantagem injusta no jogo.

Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do Ipiranga”.

Após o gol de empate , não demorou e Binho, que não fez um bom primeiro tempo, fez o segundo gol e soltou o gritou:” o Paiaiá FC está aqui”.

Uma defesa sólida, consistente, uma meio campo centrado, foi  fundamental para que o trio Regis, Fabrício e Binho  fosse o destaque do jogo.

Há 7 jogos sem perder O Paiaiá FC, os últimos 3 jogos  foram a constatação de que é possível vencer e convencer.

A viagem que Dom Pedro estava fazendo, no começo de setembro de 1822, a São Paulo tinha como objetivo resolver disputas políticas na província.

O jogo de hoje tinha como principal objetivo fazer do feriado cívico uma boa apresentação e o retorno de Fabrício em um jogo especial. Jogou ao ponto de ao término do jogo um dos nossos jogadores, Guduga, não poupar elogios a ele e ao Regis: ” com esses dois em campo, junto com Binho, não perdemos pra ninguém”.

Dom Pedro I foi aclamado imperador do Brasil, no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1822.

No fim jogo, coube a Binho fazer o terceiro gol dele na partida chegando a 31 gols em 30 jogos. Mais um  hattrick. O hattrick é quando um mesmo jogador marca três gols numa mesma partida. Se os gols são consecutivos, sem sequer um gol adversário entre eles, tem-se o chamado hattrick natural.IMG-20170818-WA0026

Como disse Pedro Cardoso da Costa, “esse Binho deveria ter levado a carreira a sério. Teria sido melhor jogador do que muitos consagrados”.

Poderíamos aclamar Binho como o imperador do jogo, não fosse a partida que o nosso Iniesta, Regis e o craque Fabrício fizeram. Diria que se o futebol fosse uma ciência exata o mais justo seria um gol para cada um.

Somente em agosto de 1825, com intermediação da Grã-Bretanha, Portugal reconheceu a independência do Brasil.

Ao final do jogo o organizador do festival , César, disse:” parabéns, o time de vocês joga demais”.

Parabéns a todos os jogadores, sem exceção, pela excelente partida. Mais uma partida para sairmos orgulhosos. Para ficar marcada na nossa curta e bela história varzeana na maior capital do Brasil. 21367059_1593604637352253_4263695380766399901_o

Num feriado importante, o Paiaiá Futebol Clube cumpriu seu papel. Paiaiá 3 x 1 Turma Águia Negra.

Agradecemos ao organizador do festival e devemos ressaltar a postura do adversário. Parabéns, Turma Águia Negra da Vila da Paz.

Brasil, o país do futebol que precisa ser mais independente.

PAIAIÁ FUTEBOL CLUBE, MAIS QUE UM TIME !

 

One comment

  1. Muito bom, tanto o texto quanto o futebol que apresentamos. Algo importante a ser ressaltado foi, mais uma vez a concentração da equipe nos últimos 3 jogos. Quanto ao jogo de hoje, o fato de não sermos contagiados por “erros” cometidos pelo juiz da partida.
    Valeu galera.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *