Elementos e Regras Principais do Futebol de Várzea

  • Campo – Qualquer espaço maior que o seu quarto já é o suficiente. Iluminação e conforto são itens que podem ser dispensados. O relevo varia; vai desde um campo de futebol propriamente dito até um terreno baldio não necessariamente plano, geralmente cheio de barro, ou em plena rua; seja esta asfaltada, proto-asfaltada, totalmente esburacada, coberta por paralelepípedo, de areia, etc. Já o tamanho dos gols é decidido na base de negociação entre os times. quando não houverem traves no “campo”.
  • Número de Jogadores – Indefinido. Depende muito do espaço disponível, das condições climáticas e da disponibilidade de tempo, pois nem todo mundo é tão eficaz como você. Preferencialmente, necessita-se de um número par de jogadores, mas como sempre um dos times tem um jogador diferenciado, o outro fica com um jogador a mais, geralmente aquele que tem a menor condição técnica.
  • Formação das Equipes – Ás vezes, se dá por afinidade, porém geralmente é feito um sorteio segundo os mais diferentes critérios, geralmente apelando para metodologias infantis, como “par ou ímpar”, entre outros. Logicamente, você será o último a ser escolhido e, impreterivelmente, será mandado para o gol, pois dessa forma a parte ofensiva do time pode compensar os frangos que você levar.IMG-20151105-WA0005
  • Tempo de Jogo – Totalmente indefinido, mas geralmente acaba quando um dos “times” fizer o terceiro gol pra todo mundo poder jogar. Se você for um gordo durará aproximadamente cinco minutos em campo. Outro fator relevante é a influência climática. A chuva, muitas vezes, impede o segmento de uma partida. Ou, em alguns casos, provoca a economia de água nas casas dos jogadores ou até torna a partida mais divertida. Se você for menor de idade, o tempo de jogo depende, certamente, do humor da tua mãe. Caso teu pai  ande fazendo o papel dele de forma insatisfatória, você nem jogará, ou o fará por poucos minutos. Caso o varzeano já for casado, dificilmente jogará, e, se jogar, a sua mulher lhe dará uma suspensão por vários jogos até que você aprenda a não deixá-la de lado.
  • Arbitragem – A marcação de faltas e demais irregularidades se dá através da milenar técnica do grito. Não há nenhuma punição formal como cartões, mas há, geralmente, uma punição extracampo para o transgressor  que agir como o “cabra” que der aquela bicuda malvada na canela do amiguinho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *